Blog posts

10 receitas de tapioca salgada para lanche ou jantar

10 receitas de tapioca salgada para lanche ou jantar

Recheios, RECHEIOS E RECEITAS, Tapioca Salgada

A tapioca é uma das opções de lanche mais versáteis da nossa culinária. Por isso é possível fazer receitas bem nutritivas, que podem ser um excelente lanche pra quem quer algo mais substancial pra comer à noite. Vamos às nossas 10 sugestões de recheio para tapioca salgada:

1 – Tapioca com carne seca

O recheio de carne seca é uma das receitas de tapioca mais tradicionais da nossa culinária. Sustenta que é uma beleza e por isso é preferível prepara-la no lugar de uma refeição mais substancial, como o jantar, por exemplo.

Ingredientes:

  • 3 colheres de goma de tapioca
  • 2 colheres de sopa de carne seca cozida e desfiada
  • 1 colher de chá de cebolinha picadinha
  • 1 colher de sopa de cream cheese ou 1 faia de queijo cheddar.

Receita

Em tigela, misture a carne seca desfiada com o cream cheese e a cebolinha. Se você estiver usando o cheddar em fatias, basta fazer a montagem da tapioca na frigideira. Prepare o disco de tapioca na frigideira (da maneira como ensinamos aqui) e quando estiver no ponto, distribua a mistura da carne com cream cheese na metade do espaço. Dobre a tapioca e retire do fogo.

Se você estiver preparando com o cheddar, disponha a fatia do queijo no meio do disco, adicione a carne no centro e salpique com a cebolinha. Dobre em meia lua e retire do fogo.

2 – Tapioca de Queijo Coalho

Essa é uma das tapiocas mais tradicionais do nordeste brasileiro e é muito simples de fazer.

Em uma frigideira, prepare o disco de tapioca como já ensinamos em outros posts. Quando estiver no ponto, distribua 2 colheres de sopa de queijo coalho ralado no centro da tapioca e dobre em meia lua. Prontinho! Deliciosa e super tradicional.

Se você gosta de um sabor agridoce, pode colocar um pouco de coco fresco ralado junto com o queijo. Também fica imperdível!

3 – Tapioca com queijo e presunto

tapioca-01

Essa tapioca é o equivalente ao misto quente, porém sem pão. Prepare o disco da tapioca em uma frigideira e quando estiver no ponto distribua no centro dele 2 fatias de mussarela e 2 fatias de presunto.

Essa receita pode ser adaptada para versões mais saudáveis, substituindo o presunto pelo peito de peru e a mussarela pelo queijo branco. Porém, deve-se tomar cuidado pois alguns queijos, como o Minas, soltam muita água e podem desmanchar a massa. Nesse caso, ponha o queijo depois de tirar a tapioca do forno, para que ele não derreta.

4 – Tapioca com manteiga de Garrafa

Mais um clássico nordestino, a tapioca com manteiga de garrafa é deliciosa, porém muito calórica. Ela é o equivalente ao pão de sal com manteiga. Basta preparar o seu disco de tapioca e quando estiver bem no ponto, espalhe duas colheres de sopa da manteiga de garrafa. Dobre a tapioca em meia lua e sirva-se. Essa tapioca não tem recheio, a massa deve ficar molhada com a manteiga. Fica uma delícia acompanhada com café!

5 – Tapioca com frango desfiado e requeijão

frango_queijo_cottage

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de goma de tapioca
  • 2 colheres de sopa de frango cozido, temperado e e desfiado
  • 1 colher de sopa de requeijão
  • 1 colher de sopa de cheio verde picadinho
  • 1 pitada de pimenta do reino (opcional)

Preparo

Para fazer a melhor montagem da tapioca, prepare o recheio antes: em um recipiente, misture o frango, o requeijão e o cheiro verde. Se desejar um tempero mais acentuado, acrescente uma pitada de pimenta do reino. Prepare o disco de tapioca na sua frigideira e quanto estiver no ponto, distribua o recheio no centro. Dobre a tapioca em meia lua e sirva.

6 – Tapioca com ovos e tomate

canoas-canoense-o-canoense-governo-do-estado-do-rio-grande-do-sul-tapioca-receita-com-4-ingredientes-essenciais-para-emagrecer-e-ganhar-musculo

A tapioca com ovos e tomate é uma receita muito nutritiva para o café da manhã, sem lactose e sem glúten. Pique em cubinhos ½ tomate pequeno e reserve. Em uma frigideira, faça 1 ovo mexido e ao final, acrescente o tomate com um fio de azeite. Apague o fogo e reserve. Em outra frigideira, prepare o disco de tapioca e quando estiver no ponto, acrescente os ovos. Dobrar em meia lua e sirva.

7 – Tapioca de pizza

download

A tapioca de pizza é feita com um recheio muito popular: queijo, presunto, tomate e orégano.

Faça o disco da tapioca em sua frigideira e quando estiver no ponto, distribua no meio dele 2 fatias de mussarela, 2 fatias de presunto, 3 rodelas de tomate e salpique orégano desidratado. Dobre a tapioca ao meio, apague o fogo e sirva.

8 – Tapioca de lombo ou pernil

Essa é uma excelente receita para aproveitar o que sobrou do almoço de domingo! Vamos aos ingredientes.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de carne de lombo ou pernil desfiada
  • 1 colher de sopa de requeijão
  • 1 colher de chá manjericão picadinho
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 4 raminhos de agrião picados

Se você tem aquela carne assada que sobrou do almoço de domingo, pode aproveitá-la para fazer uma deliciosa tapioca. Desfie a carne do lombo ou pernil e, em um recipiente, misture a com os demais ingredientes e reserve. Faça a sua tapioca em uma frigideira média como já indicado nas demais receitas e quando estiver pronta, distribua a mistura do recheio no centro do disco. Dobre em meia lua e retire do fogo. Está prontinha para comer!

9 – Tapioca de Atum com Ricota

Outra receita muito simples de fazer. Um recipiente, misture bem 1 colher de sopa de atum ralado a 1 colher de sopa de ricota amassada. Prepare a sua tapioca como de costume e quando estiver o ponto, distribua o recheio no centro do disco. Dobre em meia lua e sirva-se. Se quiser dar uma textura mais interessante, corte em tirinhas 1 folha média de alface americana e jogue por cima do recheio, antes de fechar a tapioca.

10 – Tapioca de carne moída

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de goma de tapioca
  • 2 colheres de sopa de carne moída já cozida
  • 1 colheres de sopa de molho de tomate
  • 1 fio de azeite
  • Folhinhas de manjericão à gosto

Preparo do recheio:

Em uma frigideira, aqueça o azeite, jogue a carne moída, o manjericão e o molho de tomate. Misture bem e quando já estiver quente, apague o fogo e reserve. Em outra frigideira, faça o seu disco de tapioca como ensinado aqui. Quando estiver no ponto, distribua o recheio no centro e dobre em meia lua. Sirva em seguida.

2 Comentários

  1. Iracelia Pereira
    setembro 30, 2016 at 9:25 pm
    Responder

    Tudo de bom 😚irá Célia

    • Maristela Meireles
      outubro 4, 2016 at 11:05 am

      Um beijo pra você também!! ;-*

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *