Blog posts

5 grãos para deixar a tapioca mais saudável

5 grãos para deixar a tapioca mais saudável

Benefícios, Light, RECHEIOS E RECEITAS, SAÚDE E NUTRIÇÃO

A tapioca é um carboidrato com baixo índice glicêmico. Na prática, isso significa que ela é um alimento que fornece energia para o corpo, assim como a maioria das massas, porém ela consegue deixar o organismo saciado por mais tempo que o pão por exemplo.

Apesar de ser menos calórica que o pão, proporcionar maior tempo de saciedade e não conter glúten, a tapioca é composta de carboidratos simples que são rapidamente digeridos pelo organismo. É possível deixar a massa da sua tapioca ainda mais saudável, adicionando-se grãos na farinha durante o preparo.

Os grãos contêm fibras que vão enriquecer a massa e atuar no processo digestivo, baixando o índice glicêmico e aumentando o tempo de saciedade com a ingestão do alimento. Você pode inserir os mais variados grãos, dependendo dos seus objetivos.  Abaixo você confere uma lista de cinco grãos e suas propriedades. Assim você poderá escolher melhor como enriquecer a sua tapioca.

1 – Chia

chia-emagrece-beneficios

A chia é rica em fibras, em proteínas, cálcio, ferro, ômega 3, vitaminas do complexo A e B. Entre seu benefícios estão a redução da produção de gordura e a regulagem do colesterol. Também ajuda a prevenir e controlar diabetes e doenças cardiovasculares.

2 – Linhaça

cha-de-linhaca-tipos-e-beneficios

A linhaça auxilia no controle do diabetes, regulação do colesterol e emagrecimento. Também controla inflamações, fortalece os ossos e previne alguns tipos de câncer. Facilita o trabalho do intestino porque contem fibras, nos protegendo das bactérias presentes nesse órgão.

3 – Aveia

aveia-e-bom-pra-que

A aveia é muito rica em fibras de alta qualidade. Destaca-se na regulação do intestino, pois estimula o crescimento de lactobacilos e auxilia a eliminação de substâncias tóxicas. Também é boa para a pele, auxiliando a renovação dos tecidos, e controla a glicose e o colesterol.

4 – Semente de Abóbora

sementes-de-abóbora

Dotada de muitas propriedades medicinais, a semente de abóbora combate doenças do sistema urinário e do intestino. É recomendada para quem tem problemas para dormir ou ansiedade, pois auxilia a produção de serotonina. Também contribui para a saúde da próstata. Na tapioca você pode adiciona-la torrada e moída ou inteira no meio do recheio.

5 – Quinoa

Quinoa-3

A quinoa favorece o emagrecimento, reduz o colesterol e previne doenças cardiovasculares. Seu diferencial é ser riquíssima em proteínas. Assim, ela é indicada em dietas de ganho de massa ou vegetarianas. Possui alta concentração de cálcio, fortalecendo os ossos. Contém zinco, que fortalece o sistema imunológico, e vitaminas do complexo B, benéficas para o sistema nervoso. Adicione a quinoa em flocos durante o preparo da sua tapioca.

 

Quer saber quantas calorias tem uma tapioca? Veja aqui!

2 Comentários

  1. Marisa Cardoso Guimarães Mota
    agosto 23, 2017 at 2:52 pm
    Responder

    Quero saber se posso deixar a farinha da tapioca já com os grãos, ou se deve ser colocado somente na hora de preparar a tapioca.

    • Maristela Meireles
      outubro 24, 2017 at 10:57 am

      É melhor colocar na hora, pois armazenado acredito que o grão pode absorver a água da tapioca.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *