Blog posts

As melhores marcas de Tapioca para comprar no supermercado

As melhores marcas de Tapioca para comprar no supermercado

Benefícios, TAPIOCA

A revista Proteste Saúde do mês de outubro (2017) fez uma nova avaliação das principais marcas de tapioca encontradas nos supermercados brasileiros e divulgou uma tabela com os melhores desempenhos. As 15 marcas escolhidas foram testadas em relação à qualidade e veracidade do rótulo, higiene e ausência de glúten. Nesse post você vai conferir quais foram as melhores marcas para se consumir segundo a matéria e os principais problemas encontrados nas gomas vendidas em todo o país.

Tapioca na Dieta e Presença de Glúten

Durante a matéria, a Proteste ressaltou que o uso de tapioca em uma dieta equilibrada depende dos acompanhamentos e recheios usados pelo consumidor, sugerindo evitar manteiga, azeites, carnes gordas e doces. A ausência de glúten foi testada pela Proteste e todas as marcas levaram cinco estrelas nesse quesito, uma vez que a goma de mandioca não leva essa substância. Eu, particularmente, não entendi o porquê dessa avaliação, uma vez que a tapioca é feita a partir da fécula de mandioca. OU seja: NO GLUTEN.

Porém, cabe ressaltar que, nas indústrias onde a produção é diversificada, pode ocorrer de um produto ser “contaminado” com o ingrediente de outro (na troca de maquinário ou dependendo do layout da linha de produção). Nada que prejudique a receita ou o desempenho final, mas é daí que vêm aquelas observações no rótulo do tipo: “Alérgicos: pode conter traços de …” Para os celíacos, por exemplo, até mesmo estar na cozinha onde se prepara um prato com farinha de trigo pode desencadear reações adversas. Por isso a importância desse tipo de informação.

Cuidado com o sódio

Apesar de nenhuma marca ter sido reprovada, o teste apontou que algumas marcas apresentam muito mais sódio na composição do que o que foi apontado no rótulo, o que é muito grave. Afinal, quando estamos de frente pra prateleira, o rótulo é a nossa principal fonte de informação! As marcas Dai Alimentos e Delícia do Nordeste foram apontadas por conterem mais sódio que o informado no rótulo, sendo a primeira apresentando 124% de sódio a mais do que o indicado e a segunda, 608%. As tapiocas sem sódio recomendadas pela pesquisa foram das marcas Duduxo e Chinezinho.

 Higiene

Com relação à higiene, apenas a marca Duduxo se destacou positivamente. Já a marca que mais apresentou problemas na avaliação da Proteste foi a Wrapioca, com a presença de bolores e leveduras. Segundo à revista, “Aperar de não oferecerem um risco direto à saúde, eles são fungos que podem denunciar condições higiênicas deficientes de equipamentos, multiplicação devido à falhas no processamento ou na estocagem do produto e matéria prima com contaminação excessiva.”

Rotulagem

Em relação às informações no rótulo, os destaques negativos foram para as marcas Beijubom e Yoki, que não mencionam a data de fabricação na embalagem. Apesar de não ser obrigatória, essa informação nos ajuda a escolher os produtos mais frescos na hora da compra. Além disso, algumas marcas (Yoki, Taeq, Bela Chef, Wrapioca e Gourmet Brasil) não deixam claro que se trata do alimento semipronto (basta levar ao fogo, não precisa hidratar).

A respeito do porcionamento, a Proteste destacou positivamente as marcas Duduxo, Chinezinho, Beijubom e Dai Alimentos por seguirem o padrão da medida caseira de 30g.  A última marca porém, junto com a Delícia do Nordeste, teve a pior classificação pela falta de veracidade no rótulo em relação ao sódio.

Afinal, quais são as melhores marcas?

1º Lugar: Duduxo Alimentos A marca obteve 5 estrelas em todos os quesitos da pesquisa: Rotulagem, Veracidade do Rótulo, Higiene e Ausência de Glúten. Se destacou positivamente ao longo da matéria pela qualidade da rotulação, ausência de sódio e higiene.

2º Lugar: Chinezinho A marca Chinezinho obteve 5 estrelas nos quesitos Rotulagem, Veracidade do Rótulo e Ausência de Glúten e 4 estrelas no quesito Higiene. Foi destaque em relação a ausência de sódio e porcionamento. Recebeu 5 estrelas na média geral.

3º Lugar: Sabor da Paraíba A marca obteve 5 estrelas nos quesitos Rotulagem, Veracidade do Rótulo e Ausência de Glúten e 4 estrelas no quesito Higiene. Recebeu 5 estrelas na média geral.

E as piores?

Os últimos lugares ficaram com as marcas Yoki (13º lugar), Dai Alimentos (14º lugar) e Delícia do Nordeste (15º lugar). A Yoki perdeu pontos nos quesitos higiene e rotulagem, recebendo 3 estrelas em cada um deles. Já as marcas Dai Alimentos e Delícia do Nordeste ganharam apenas uma estrela em Veracidade do Rótulo, o que levou sua classificação para os dois últimos lugares.

Veja abaixo o quadro de classificação:

Veja a matéria da Proteste Saúde na íntegra aqui.

E se esse post foi útil pra você, me ajude a divulgar compartilhando com sua família e amigos! Obrigada e até a próxima!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *