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Os benefícios da tapioca para saúde e emagrecimento

Os benefícios da tapioca para saúde e emagrecimento

Benefícios, SAÚDE E NUTRIÇÃO

Nesse posts, vamos falar dos benefícios da tapioca para a sua saúde e explicar porque ela se popularizou entre as pessoas que querem emagrecer. Ela tem se tornado o substituto oficial do pão de sal de norte a sul do país. Vamos entender as causas a seguir:

1) Livre de Glúten!

O glúten se tornou o novo vilão das dietas nos últimos tempos e isso acabou dando grande visibilidade à tapioca que, por ser feita da mandioca, não possui a proteína. Acredita-se que ele é responsável pelo aumento de peso. O que ocorre, na verdade é uma sensação de inchaço abdominal, que pode ser causada pela retenção de líquidos ou inflamações de diferentes graus durante a sua digestão. Os celíacos sofrem de sintomas graves ao ingerir a substância, pois não conseguem digeri-la, mas as pessoas em geral podem apresentar maior ou menor gral de intolerância ao glúten, o que pode gerar inchaço, desconforto, o que contribuiu para o desejo de retira-lo da dieta.

Cabe ressaltar que tudo o que é consumido em excesso pode engordar ou acarretar problemas de saúde. Assim como o pão, a tapioca é uma fonte de carboidrato. Quando não consumida com responsabilidade – aliada a um recheio saudável e moderando nas porções – pode contribuir para o aumento de peso assim como os produtos a base de trigo. Afinal, o que engorda é a ingerir mais calorias do que se gasta no dia-a-dia. A grande vantagem da Tapioca está na ausência do glúten, que como dito acima, pode acarretar diversos sintomas desagradáveis nos consumidores mais sensíveis.

Quantas calorias há em uma tapioca? Descubra aqui.

2) Excelente Pré-treino

Continuando a comparação entre massas a base de trigo e tapioca, o índice glicêmico da segunda é mais baixo. Ou seja, a transformação do carboidrato em açúcar é mais lenta que em pães e no macarrão, dando energia e mantendo a saciedade por mais tempo. O produto também é de fácil digestão, livre de sódio e gorduras, o que o torna uma excelente opção para quem precisa de energia para as atividades físicas, mas quer manter a dieta equilibrada. Para aumentar ainda mais a sensação de saciedade com a ingestão da tapioca, você pode adicionar grãos durante o preparo da massa, como a chia e a linhaça.

Listamos 5 grãos para deixa a tapioca mais saudável neste post aqui.

3) Ganho de peso saudável

Muitas vezes a pessoa tem como ganho de peso o objetivo da dieta. Como a tapioca é livre de gorduras e sódio, é uma fonte muito mais saudável com alto teor de carboidratos para as pessoas que desejam aumentar a massa corporal.

4)  Menos Calorias!

Um disquinho de tapioca para rechear feito com duas colheres de sopa tem cerca de 70 kcal apenas! Ótima opção para quem quer cortar as calorias. Só não vale pesar na escolha do recheio, com doces ou ingredientes gordurosos.

5) Boa para o coração e pressão arterial

A tapioca também é rica em potássio, mineral vasodilatador que reduz a tensão nas veias e a pressão no coração, diminuindo assim, as chances de problemas vasculares. O potássio também é muito importante para equilibrar os fluidos corporais.

 6) Faz bem para o cérebro!

A Tapioca contém vitaminas do complexo B e vitamina K, que não são produzidas em quantidade suficiente pelo organismo, sendo necessário o complemento via alimentação. Elas contribuem para o bom funcionamento do sistema neurológico e podem até ajudar na prevenção do mal de Alzheimer.

7) Faz bem para os ossos

Outro benefício da tapioca é o fortalecimento e crescimento dos ossos. A vitamina K, o cálcio e o ferro, presentes em sua constituição, ajudam a combater a perda de densidade mineral que ocasiona a osteoporose e a diminuição da flexibilidade.

Listamos aqui os sete principais benefícios da Tapioca. Se essas informações foram úteis pra você, por favor, deixe uma curtida nos botões ao lado desse post!

 

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