Blog posts

Veja quantas calorias há em uma tapioca

Veja quantas calorias há em uma tapioca

SAÚDE E NUTRIÇÃO, TAPIOCA

A tapioca caiu nas graças do povo brasileiro de norte a sul do país. A iguaria muito consumida no Norte e Nordeste hoje ganhou a mesa dos consumidores de todas as regiões do país. E a pergunta que muitos se fazem é: tapioca engorda?

Pois bem, a tapioca em si é em carboidrato de baixo índice glicêmico, o que significa que ela promove a sensação de saciedade por mais tempo que outras fontes de energia, como as massas a base de trigo por exemplo.

A tapioca é menos calórica que um pão de sal e como é feita do amido de mandioca, não contém glúten. Esse é um dos grandes motivos para a sua preferência entre o público fitness, pois reduz o inchaço causado pela ingestão dos carboidratos a base de trigo.

É possível deixar a tapioca ainda mais saudável com a adição de grãos. Veja como.

Mas, quantas calorias há em uma tapioca?

Cada 100g de tapioca possui 245 calorias (kcal). Se você prepara uma tapioca com 3 colheres de sopa da farinha (o que equivale a cerca de 45g), está consumindo em média 110 calorias (kcal) na massa da tapioca.

Veja aqui como preparar uma tapioca.

Somado a isso, temos as calorias do recheio, que pode ser de uma infinidade de sabores doces ou salgados. Portanto, se você quer mesmo saber se a tapioca engorda, pense no tipo de recheio que você está colocando.

Resumindo: se você faz uma atividade física, estará gastando energia e precisa abastecer o corpo antes e/ou depois do exercício. Mesmo no dia a dia, precisamos de alimentos energéticos para o ideal desempenho de nossas atividades. Logo, o consumo de carboidratos será necessário. O que deve ser ponderado é a qualidade e quantidade do carboidrato ingerido.

Se consumida com recheios saudáveis, a tapioca é com certeza uma excelente fonte de energia para o corpo, menos calórica, mais saudável e adequada a diversos públicos, incluindo os celíacos. Além disso, ela oferece vários benefícios, como o fortalecimento dos ossos, sistema circulatório e neurológico.

Veja aqui 7 benefícios da tapioca.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *