Blog posts

Como fazer massa de tapioca com polvilho

Como fazer massa de tapioca com polvilho

RECHEIOS E RECEITAS, TAPIOCA

A massa ou goma de tapioca usada para fazer a tapioca recheada pode ser facilmente encontrada pronta nos supermercados. Ela é simples de se fazer em casa, apesar de ser um processo um pouco demorado. Hoje vamos ensinar como fazer massa de tapioca em casa, hidratando o polvilho doce. Existem basicamente duas formas de se fazer:

  • Adicionando uma quantidade considerável de água ao polvilho e esperando o mesmo decantar.
  • Adicionar água aos poucos, o suficiente para formar grumos no polvilho.

Farinha de tapioca, goma, massa pronta… Afinal, o que é Tapioca?

Como fazer massa de tapioca – método 1

Ingredientes:

  • 1 KG de polvilho doce
  • 2 litros de água

Preparo:

Deixe o polvilho de molho na água e uma vasilha alta como um pirex ou uma tigela de vidro. Após cerca de 2h de molho, o polvilho se decantará para fundo formando uma massa densa e condensada. Escorra com cuidado a água por cima do polvilho acumulado. Se necessário, use uma concha ou colher para ajudar. Depois de escorrida, cubra a massa com um pano bem limpo para que ele sugue o restante da água.

Outra maneira – mais rápida 😉 – de absorver o excesso de água é jogar farinha de mandioca por cima da massa. Depois de 30 minutos ela terá absorvido o restinho da água que fica por cima. Basta retira-la com uma colher. Veja abaixo:

collage

Depois que a massa estiver apenas úmida, com excesso de água drenado, quebre em torrões a massa dura que terá se formado e peneire. Guarde em um pote ou pacote plástico muito bem vedado na geladeira.

A duração é em média de cinco dias na geladeira, se seguidas as recomendações de conservação.

Como fazer massa de tapioca – método 2

Ingredientes

  • 1 KG de polvilho doce
  • Uma pitada de sal (opcional)
  • Água (a medida é de acordo com o processo, até chegar ao ponto)

como-fazer-massa-de-tapioca

Preparo

Em uma forma grande e funda coloque o polvilho e o sal. Em seguida, vá adicionando aos poucos a água e misturando com uma colher. Dissolva as bolas de polvilho e vá incorporando o que ainda estiver seco à parte molhada.

O seu objetivo é chegar a uma mistura firme, consistente e úmida, como uma massa de gesso. Para saber se está no ponto, peneire-a em uma frigideira e acenda o fogo, vendo se a massa da tapioca irá se aglutinar. Se ela não grudar, precisa de mais água. Se não formar uma farinha na peneira, precisará de mais polvilho.

Depois de achar o ponto, peneire e guarde como indicado no método anterior. A duração também é a mesma.

Agora que você já sabe como fazer massa de tapioca, pode aprender como fazer a tapioca recheada aqui.

Se quiser deixar a sua massa mais nutritiva, veja como adicionar grãos ao preparo.

 

2 Comentários

  1. DIVINA VENÂNCIO
    outubro 18, 2017 at 10:26 pm
    Responder

    GEu também nasci na roça e sei como se faz o polvilho, a farinha e o beiju de massa prensada. Gostaria que me tirassem essa dúvida: encontrei uma receita que pede farinha de tapioca e polvilho. Pesquisei aqui mas nenhum dos conceitos se encaixaram. Por favor me ajudem. https://dicasereceitas.net/post/6704?utm_medium=push&utm_campaign=push&utm_source=push

    • Maristela Meireles
      outubro 24, 2017 at 10:29 am

      Oi Divina, na receita eles não especificaram que tipo de tapioca é. Também não consegui entender… 🙁 Acho que você vai ter que pedir pra eles responderem. Desculpe não ter ajudado mais. Boa sorte!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *