Blog posts

Receita: Como Fazer Tapioca

Receita: Como Fazer Tapioca

RECHEIOS E RECEITAS, TAPIOCA

A tapioca vem se popularizando cada dia mais na mesa do brasileiro como uma nova opção de carboidrato. Contendo até 50% menos calorias que um pão de sal e sem glúten na composição, ela é uma alternativa nutritiva e saudável para café da manhã, lanche e até almoço e jantar dependendo do preparo! Nesse post, vamos aprender como fazer tapioca!

Veja mais sobre as calorias da Tapioca

Além de mais saudável, ela é versátil e muito simples de fazer. Basta colocar na frigideira a massa de tapioca, aquecer e rechear de acordo com a sua preferência. Atenção: muitas pessoas confundem a tapioca granulada usada no preparo do cuscuz e outras receitas com a tapioca de frigideira. A granulada NÃO SERVE para a receita que vamos fazer agora.

Massa de Tapioca, Tapioca Hidratada, Goma de Tapioca… conheça as nomenclaturas corretas.

Ingredientes:

  • Para uma frigideira de 20 cm de diâmetro, indicamos a medida de 2 a 3 colheres de sopa de tapioca.
  • Sal a gosto, se você achar necessário ou dependendo do recheio.

Passo a Passo:

Passo 1: Primeiramente, adicione a farinha da tapioca na frigideira espalhe até cobrir o fundo da vasilha. Para ficar mais uniforme e com aspecto mais liso ao final, você pode peneirar a farinha ao invés de espalhar com a colher. Não é necessário untar.

Passo 2: Leve a frigideira ao fogo brando por cerca de 2 minutos. Os grânulos da farinha vão começar a se juntar formando uma espécie de panqueca. O ponto ideal é quando as bordas começam a se levantar do fundo a frigideira.

Passo 3: vire a massa com o auxílio de uma espátula apenas para selar o outro lado, cerca de 15 segundos. Apague o fogo

Passo 4: vire novamente a massa e ainda na frigideira adicione o recheio de sua preferência. Dobre a Tapioca de forma de semicírculo. Coloque no prato e sirva-se!

Veja o vídeo:

Os recheios da tapioca podem ser os mais variados, tanto doces como salgados. Aqui no Tudo Sobre Tapioca que você encontra inúmeras receitas para variar nas refeições!

Dica: se você quiser deixar a sua tapioca ainda mais fit, acrescente grãos durante o preparo, como chia e linhaça!

Como deixar a sua massa de tapioca mais saudável!

Se você curtiu esse post, compartilhe com os seus amigos e ajude a divulgar essa delícia tipicamente brasileira que é a Tapioca. E se você tem alguma dúvida, receita ou sugestão de preparo, deixe um comentário pra nós.

Outras receitas em vídeo:

2 Comentários

  1. Vânia Luz
    agosto 30, 2016 at 11:21 am
    Responder

    Adorei as dicas, mas também faço a tapioca sem peneirar. Dá muito certo!!!!

    • Maristela Meireles
      setembro 1, 2016 at 5:44 pm

      Oi Vânia, muitas pessoas fazem sem a peneira e dá certo do mesmo jeito. Eu, particularmente, prefiro peneirar porque ao final ela fica com aspecto mais bonito e redondinha, mas é possível fazer muito bem das duas formas, sem alterar sabor ou textura!
      Um beijo e obrigada pelo seu comentário!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *