Blog posts

Como fazer Cuscuz de Tapioca

Como fazer Cuscuz de Tapioca

Pratos, RECHEIOS E RECEITAS

Hoje nós vamos ensinar você a fazer o cuscuz de tapioca. É uma receita fácil, barata, porem demanda um pouquinho de paciência para a hidratação correta dos grãos da tapioca. Vou explicar melhor: essa receita é feita com a tapioca em flocos ou tapioca granulada. É aquela tapioca durinha, que vem em bolinhas e NÃO SERVE para fazer tapioca de frigideira.

tapioca-granulada

O segredo do cuscuz é hidratar bem os grãos para que eles fiquem cheios e grudadinhos um no outro ao final da receita. É isso que garante a textura interessante do prato, como se fossem várias bolinhas. Para que essas bolinhas não desmanchem, a gente tem que regar aos poucos e misturar sempre. Vamos aos ingredientes e passo a passo:

textura-cuscuz

Ingredientes

  • 250 g de tapioca granulada
  • 1 litro de leite integral
  • 1 lata de leite condensado
  • 200g de coco ralado (o fresco dá um sabor melhor)

Modo de Preparo

  1. Coloque o leite para ferver em um recipiente grande. Quando estiver quente, acrescente o leite condensado. Espere acabar de ferver e apague o fogo.
  2. Em uma travessa funda (a mesma que você servira o cuscuz), misture a tapioca granulada e o coco ralado.
  3. Em seguida, vá despejando a mistura de leite quente com leite condensado.Você deve regar aos poucos e ir misturando bem para que o grãos da tapioca absorvam a mistura por igual. Você pode dar um intervalo de 4 minutos entre uma regada e outra até acabar o leite. Mesmo que os grãos do fundo comecem a ficar durinhos, você precisa continuar mexendo.
  4. Depois de despejar todo o leite e misturar, tampe com um pano de prato e espere que a tapioca absorva todo o liquido. Se achar necessário, nesse meio tempo, mexa a mistura outras vezes. Depois de absorvido, leve à geladeira.

Para servir:

Esse cuscuz pode ser feito tanto na forma com buraco no meio e depois desenformado que nem pudim como mantido direto na travessa. Uma bela dica é salpicar coco queimado por cima quando for servir. Além disso, você pode decorar as fatias no prato com mais leite condensado e coco ralado. Vai ficar lindo e uma delícia!!!

cuscuz-de-tapioca receita-bolo-de-tapioca-cuzcuz-facil-1

Precisamos falar sobre bolo de tapioca…

Por poder ser feito na forma redonda como os bolos e pudins, alguns sites dão essa receita do cuscuz com o nome de “bolo de tapioca que não vai ao forno”. Como também existe o bolo que vai ao forno, leva farinha, ovos e etc, para não confundir, aqui no TST só vamos chamar de bolo o que vai ao forno, OK?!? Bolo é bolo, cuscuz é cuscuz e pudim é pudim! Nada de mistura…

A receita do Bolo de Tapioca você encontra aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *