Blog posts

Dadinhos de tapioca feitos com goma hidratada

Dadinhos de tapioca feitos com goma hidratada

Pratos, RECHEIOS E RECEITAS, Tapioca Salgada

Os dadinhos de tapioca são normalmente feitos com a tapioca granulada (a que é usada para fazer cuscuz, bolos, pudins, etc), mas encontrei uma receita ótima que leva a goma hidratada. Se você já costuma ter em casa a tapioca para o lanche, não vai precisar comprar outra no mercado, além de levar um tempo menor de geladeira pra massa descansar.

Post Relacionado: O que é Goma de Tapioca

Ingredientes:

  • 500 ml de leite
  • 250g de goma de tapioca
  • 250g de queijo coalho ralado
  • Sal e pimenta à gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela antiaderente, adicione o leite, a tapioca e o queijo. Mexa constantemente em fogo médio. Quando já estiver começando a ferver, acrescente o sal e a pimenta e continue mexendo.

Proceda dessa forma até que a mistura desgrude do fundo da panela e vire uma massa homogênea como de pão. Apague o fogo e deixe amornar.

Forre um pote hermético com plástico filme deixando espaço para cobrir a massa depois de envasilhada. Distribua a massa sobre o filme de forma que ela fique lisa e na altura dos quadradinhos do dadinho(sugiro 2cm). Depois de espalhar a massa por igual, cubra com filme plástico das beiradas. É muito importante vedar totalmente a massa com para conter a entrada de ar. Feche o pote e deixe na geladeira por 2h.

Foto: Gazeta do Povo
Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Passado esse tempo, desenforme a massa do porte, retire o plástico e corte em cubinhos de aproximadamente 2cm. Você pode fritar os dadinhos em óleo por imersão (cerca de 2 min), grelhar ou levar ao forno até que fiquem dourados.

Na hora de servir, prepare um dip, que pode ser de geleia de pimenta ou mel com alecrim.

Se você curtiu essa receita, deixe o seu like, compartilhe com os amigos, com a família… E se você testou em casa, deixe o seu comentário pra gente dizendo o que achou! Até a próxima.

1 Comentário

  1. Lígia
    junho 20, 2017 at 8:43 pm
    Responder

    Segui a receita direitinho, mas não deu certo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *