Blog posts

Tapioca com Manteiga de Garrafa

Tapioca com Manteiga de Garrafa

Recheios, RECHEIOS E RECEITAS, Tapioca Salgada

Uma das maneiras mais tradicionais de se comer a tapioca é com manteiga de garrafa. É assim que se degusta a iguaria brasileira no nordeste, desde muito antes da moda da tapioca que agora é procurada no país inteiro.

Como estou acostumada com a tapioca recheada, confesso que no princípio achei um pouco estranha essa ideia de comer tapioca apenas com manteiga. Mas depois que experimentei, curti demais! Se fôssemos fazer um paralelo com os hábitos alimentares aqui de Minas, poderíamos dizer que equivale ao pão com manteiga.

Não preciso dizer que é uma receita calórica, portanto se você está procurando receitas de tapioca fit, esse artigo não é indicado. Mas se está em busca de conhecer novos sabores do Brasil, eu sugiro que você tente essa ideia!

Manteiga de Garrafa

Pra quem não conhece a manteiga de garrafa, ela é uma manteiga líquida vendida em garrafas, como o nome sugere. No processo de produção é evaporada toda a água do leite, restando apenas as gorduras e partículas sólidas da nata. Sua produção é predominantemente artesanal, então vai ser mais fácil encontra-la em feiras, mercados municipais, pequenos estabelecimentos comerciais rurais ou diretamente com o produtor.

Ela é usada em diversas receitas, sendo também chamada de “manteiga de cozinha”. Na Índia existe um produto semelhante chamado Ghee. Outros nomes da manteiga de garrafa: manteiga de gado, manteiga da terra, manteiga do sertão e manteiga nordestina.

Tapioca com Manteiga de Garrafa

Essa vai ser, com certeza, a receita mais simples que vamos dar aqui no blog. Primeiro você prepara a tapioca normalmente como ensinamos no vídeo abaixo:

E depois de pronto o disquinho, é só regar com manteiga. Ela fica bem amarelinha e suja o dedo na hora de comer! Por isso é tão boa…

Só aproveitar e depois contar pra gente nos comentários o que achou!

Até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *