Blog posts

Tapioca Sem Lactose: 20 ideias de recheio sem leite e derivados

Tapioca Sem Lactose: 20 ideias de recheio sem leite e derivados

Recheios, RECHEIOS E RECEITAS, Tapioca Doce, Tapioca Salgada

No final do ano passado a nossa leitora Haydée Machado nos contou que está em uma dieta vegetariana que restringe leite e derivados. Pensando no pedido dela e nas restrições de diversos leitores, preparamos um post com 20 ideias de recheio sem nadinha de leite. Os vegetarianos levam a #VEGIE no início.

Dando liga 

Sempre que eu vou fazer os recheios das minhas tapiocas eu penso em alguma coisa que, juntando com os demais ingredientes, ajude a formar uma pastinha… Isso porque com os ingredientes apenas em pedaços eles podem cair de dentro da tapioca na hora de comer, fazendo a maior lambança.

Pate

Algumas sugestões pra dieta abordada são:

  • Maionese light ou comum
  • Patês de soja, especialmente o de ervas finas que é mais fácil de combinar.
  • Homus – essa pastinha árabe é uma delícia, mas tem o sabor mais acentuado, por isso não combinar com qualquer coisa.

Ideias de Recheio

Vou listar agora os 20 recheios prometidos no início desse post. Alguns deles, principalmente os que levam carne desfiada, vão ficar melhores usando o ingrediente da liga que eu falei aí acima.

Eu mesclei sugestões light, recheios doces e aqueles da gordice! Espero que gostem:

Ovos com Tomate
  1. #VEGIE Ovos e Tomate

Você pode fazer com ovos mexidos ou fritos. O tomate também é livre… tanto as rodelas quanto os tomatinhos cereja. Acrescente um temperinho tipo orégano ou manjericão para deixar o recheio mais saboroso.

  1. Tapioca de Salpicão: Frango + Milho + Cenoura + Maionese

Aqui a maionese é essencial pra ligar os ingredientes ou eles vão ficar caindo quando você for comer.

  1. Tapioca de Atum com Azeitona

Essa é uma ótima combinação! Se você gosta mais do atum sólido, vai ser preciso colocar maionese pra mistura virar uma pastinha.

  1. Tapioca com Carne desfiada

Essa receita é ótima pra aproveitar aquela carne assada que sobra no domingo… Eu sugiro misturá-la com um patezinho de soja de sabor da sua preferência.

  1. #VEGIE Tapioca de Banana com Canela

Esse é um clássico das tapiocas doces, pode ser acrescentado o mel pra ficar mais doce e dar mais liga.

  1. #VEGIE Tapioca com Doce de Abóbora + Coco Fresco Ralado

Eu já vi alguns sites sugerindo o recheio apenas de doce de abóbora mas eu acho que a textura fica mais interessante e a tapioca melhor recheada se você acrescentar coco fresco ralado junto ao doce.

  1. #VEGIE Tapioca de Pasta de Amendoim com frutas

Essa sugestão é pra substituir a Nutella que, apesar de deliciosa com qualquer fruta, contém leite. A pasta de amendoim também é bem docinha e combina com várias frutas: morango, uva, banana… Use a criatividade!

  1. Tapioca de Guacamole + Carne Moída

Se você gosta de sabores mais picantes e exóticos, vai curtir essa tapioca recheada com o creme mexicano (à base de abacate, tomate, cebola, pimenta e coentro). Use a carne moída como fonte de proteína. Ela combina muito com a guacamole.

  1. #VEGIE Tomate de Seco e Palmito

Palmito e tomate seco são sempre uma ótima combinação. Pra dar a liga, você pode usar maionese ou o próprio patê de soja de tomate seco.

  1. Tapioca de Peito de Peru + Salada + Molho

Recheie com duas fatias de peito de peru acompanhadas de uma saladinha de folhas (alface ou rúcula ou agrião), cenoura, tomatinho cereja e um pouco de cebola roxa.
Pra não ir a seco, que tal temperar com azeite ou molho de mostarda e mel?

  1. #VEGIE Tapioca de Champignon + palmito + brócolis

Essa é uma boa misturinha e vai precisar da maionese ou do patê de soja (ervas finas) pra ficar bacana. Corte o champignon, o palmito e o brócolis em pedacinhos pequenos e misture com patê o suficiente pra dar liga no recheio.

  1. #VEGIE Tapioca de Abobrinha com Tomate

Esse é um recheio pra quem gosta de vegetais! Refogue a abobrinha em rodelas no azeite junto com o tomate, salpique um pouco de salsinha e recheie a sua tapioca.

  1. Tapioca de Carne Moída com Alho Poró

Esse recheio tem um toque todo especial… corte o alho poró em rodelas, refogue como se fosse cebola e depois refogue a carne moída. Acrescente um pouco de molho de tomate e recheie a sua tapioca.

  1. Tapioca de Calabresa

Para quem pode ou quer se jogar na junkie food: refogue a calabresa com cebola e recheie a sua tapioca (como se fosse um pão com linguiça).

  1. Tapioca de Salmão Defumado com alho poró

Refogue o alho poró em um pouco de azeite e distribua no disco da tapioca. Cubra com as fatias de salmão defumado, dobre a tapioca e saboreie!

  1. Tapioca de ovo com peito de peru

Distribua duas fatias de peito de peru no seu disco de tapioca e coloque um ovo mexido no centro.

  1. #VEGIE Tapioca de Rúcula com Tomate Seco e Tofu

O tofu é um queijo de soja muito usado por quem tem restrições na dieta. Corte o tofu em cubinhos e o tomate seco em pedaços pequenos. Misture com patê de soja de ervas finas e distribua pelo disco da tapioca. Acrescente algumas folhas de rúcula inteiras ou cortadas em pedacinhos.

  1. Tapioca de Carne Seca com Patê de Soja

A tapioca de carne seca é feita geralmente com requeijão ou catupiry. Porém, eles podem ser substituídos por patê de soja ou maionese.

  1. Tapioca de Sardinha + Tomate + Cebolinha

A tapioca de sardinha pode ser feita desfiando o peixe enlatado e misturando com fatias de tomate cereja e cebolinha. Fica uma delícia.

  1. #VEGIE Tapioca de Salada de Frutas

A Tapioca de salada de frutas pode ser feita como você bem entender, basta picar as frutas em cubinhos e acrescentar mel. Dê preferência às frutas que soltam menos água pra não desmanchar a massa. Minha sugestão é banana + maçã + morango.

Confesso que não foi muito fácil listar 20 recheios sem derivados do leite, pois o queijo e o requeijão estão presentes em muitas receitas. Mas essa post mostra que com um pouco de criatividade é possível substituir, adaptar e inventar recheios pra variar o seu cardápio de 1001 maneiras!

Se você tem alguma sugestão de recheio, conta pra gente nos comentários! E se gostou, dá um joinha pro TST ou compartilhe com seus amigos!

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *